FOTO

FOTO

Desfile Cívico 2013

Bastidores: momento descontraído entre funcionários do IEGRS
O Instituto de Educação se apresentou no Desfile Cívico que encerrou as comemorações da Semana do Soldado em Duque de Caxias contando com a participação de funcionários e alunos do 2º Segmento do Ensino Fundamental, Curso Normal e Ensino Médio e Equipe de Direção, além de convidados da Igreja Santa Terezinha, ex-alunos e ex-funcionários da escola.
Projetos realizados na escola convidam a comunidade a refletir questões sobre o atual momento político, social, cultural, ambiental e humano que estamos vivendo no país e no mundo. Os temas "Centenário de Vinicius de Moraes", "As quatro edições do Rock In Rio", "Você tem fome de quê? Que mundo você vive, que mundo você quer viver?" "Jornada Mundial da Juventude" e "Sustentabilidade" se destacaram em faixas e roupas de alunos e funcionários que desfilavam, chamando atenção de cidadãos que lotaram o Centro de Duque de Caxias para assistir ao desfile das escolas.
A Diretora Geral Verônica Bazílio Ferreira Terra recebeu do atual prefeito Alexandre Cardoso, que também estudou no IEGRS, o Certificado de Participação no Desfile Cívico. O momento recebeu destaque sendo noticiado no Jornal Extra com foto do Prefeito ao lado de Verônica Bazílio e da aluna Renata Araujo no ato da certificação.



Professoras da Equipe Técnica de Apoio Pedagógico
 O carinho pelo Instituto vai além das funções e atividades escolares. Funcionários aposentados como as queridas e dedicadas professoras Rosane Pereira Carvalho, Mariléa de Campos (que fizeram parte da ETAP - Equipe Técnica de Apoio Pedagógico) e a inspetora de alunos D. Délcia aproveitaram o momento para desfilar conosco e matar saudades de colegas e alunos, comprovando que são unidos ao Instituto por laços que vão além do dever cumprido e que o carinho pela escola e colegas se mantém apesar da distância. O mesmo laço unem as ex-alunas Letícia Raposo, Ingrid Marinho (que estudaram no IEGRS da Educação Infantil até a conclusão do Ensino Médio-Curso Normal) e Kissila Soares (cursou o Normal e ainda participa da Banda Fanfarra IEGRS) que vestem a camisa para desfilar com o IEGRS.

Letícia  e Kissila: ex-alunas


Funcionários animados durante a concentração para o desfile
Funcionários e ex-funcionários vestem a camisa do IEGRS: amor que não se mede
Diretoras Sheila Mª Lopes, Verônica Bazílio e Sandra Araujo
 com  Rogério Cabral (Regente da Banda Fanfarra IEGRS)
Aluna do Curso Normal Renata Araujo e a Diretora Geral Verônica Bazílio
 ao lado do ex-aluno do IEGRS e atual Prefeito Alexandre Cardoso
Funcionários durante o desfile




















Mostra de Dança 2013

Saias confeccionadas com sacos plásticos: reciclagem criativa
O IEGRS apresentou sua VI Mostra de Dança, atividade pedagógica que já faz parte do Projeto Político Pedagógico da escola e tem por objetivo promover a participação do aluno em diversas manifestações culturais com suas músicas, coreografias e danças, entendendo sua importância na preservação de valores e tradições. As turmas de Ensino Médio e Curso Normal prepararam coreografias, roupas, cenários e mixagem de músicas de acordo com os temas transversais  abordados no bimestre.
Música e dança estão sempre presentes no cotidiano de nossos jovens como forma de expressão e socialização. Além  de estimular a criatividade e colaborar para a discriminação de valores, cooperação e ação, a dança desenvolve a coordenação motora, memorização, concentração e postura.
Os temas transversais são escolhidos pelos professores e, como o projeto é trabalhado de forma interdisciplinar, a atividade é considerada como um dos instrumentos avaliativos do bimestre em diferentes disciplinas.
Equipe de Direção: Márcio Augusto, Verônica Bazílio,
Sandra Araujo e Sheila Mª Lopes
Durante os preparativos que se iniciam com a pesquisa sobre o tema várias etapas são avaliadas, valorizando também a contribuição e participação dos alunos que preferem não dançar.
A VI Mostra de Dança foi organizada pelas professoras de Educação Física Janilie Pontes, Fabíola Pitanga, Maria Eugenia e Joselene Viana no Curso Normal.
As turmas de 1º ano do Curso Normal tinham como tema obras de Vinicius de Moraes dando continuidade ao Projeto MPB nas Escolas que fez da Música Popular tema transversal obrigatório no currículo.
O 2º ano fez um convite à reflexão da atual situação política, social, ambiental e humana com o tema "Você tem fome de quê?"
O 3º ano levou o público a viajar pelas quatro edições do Rock In Rio, apresentando coreografias das canções que fizeram sucesso nas últimas décadas.
Vale lembrar que em todas as roupas e cenários das apresentações do Curso Normal e Ensino Médio se destacaram o uso criativo de materiais reciclados como CDs, saco plástico, embalagem Tetra Pack, entre outros, de acordo com o tema central do IEGRS em 2013: "Sustentabilidade - Consuma sem consumir o mundo em que você vive".

Roteiro das apresentações:
CN1001, CN1002, CN1003: A ARCA DE NOÉ
CN1004: AQUARELA
CN1005: LAMENTO DO MORRO
Janilie Pontes fazendo apresentação de
suas turmas auxiliada pelo intérprete em LIBRAS
CN1006: GAROTA DE IPANEMA
CN1007, CN1008: A CASA
CN1009: O PINGUIM

CN2001, CN2002, CN2003, CN2004, CN2005, CN2006: VOCÊ TEM FOME DE QUÊ? QUE MUNDO VOCÊ VIVE, QUE MUNDO VOCÊ QUER VIVER?

CN3001, CN3002, CN3003, CN3004, CN3005, CN3006: ROCK IN IEGRS - UMA VIAGEM PELAS QUATRO EDIÇÕES QUE OCORRERAM NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Nossas animadas professoras
Equipe docente assiste e avalia as 
apresentações de acordo com a interdisciplinaridade 
Professores e membros da Equipe Pedagógica